AMBIENTE DE ESTUDOS ORGANIZADO, ENTENDA A IMPORTÂNCIA

AMBIENTE DE ESTUDOS ORGANIZADO, ENTENDA A IMPORTÂNCIA

Inicialmente, essa questão pode parecer insignificante, no entanto, de acordo com especialistas, a aprendizagem é diretamente influenciada pelo espaço físico e por contextos sociais, ou seja, de nada vale dedicar horas para os estudos, se o espaço em que o estudante se encontra não contribui para sua concentração e rendimento.


O ambiente de estudos será o espaço que você mais utilizará durante a preparação, por isso, mantenha-o sempre organizado. Evite camas, sofás ou qualquer espaço que você costume usar para lazer. Mantenha uma rotina, isto é, utilize sempre o mesmo local. Essencialmente, certifique-se de que será um lugar ordenado e limpo, além disso, mantenha seu material de estudos sempre próximo.


Alterando simples fatores, você estará mais próximo de um resultado positivo, por isso, atente-se para a iluminação, ventilação, cores e ruídos. Eles afetam diretamente a produtividade do concursando. Enquanto uma sala escura, fria e barulhenta resulta em cansaço, fadiga e inquietação, um ambiente bem iluminado, fresco e razoavelmente silencioso é capaz de proporcionar bem-estar, tranquilidade e atenção.


Se o concursando não gosta de ficar em silêncio, não há problemas em deixar o som ligado, desde que a música não atrapalhe sua concentração. Para situações como esta, músicas instrumentais são as mais aconselháveis. Evitar os exageros e priorizar o equilíbrio são os melhores métodos para escolher o ambiente.


Estudando em casa
Se possível, reserve uma sala em sua casa que será utilizada apenas por você. Este local deve estar disponível sempre que necessário. Por se tratar de um ambiente onde é possível ter privacidade, sem tantas distrações e interrupções, o quarto é um dos espaços mais utilizados pelos candidatos. Por isso, neste caso, delimite muito bem os dois ambientes, para não correr o risco de o estudo acabar na cama.


Rotina de Estudos fora de casa
Caso sua residência tenha pouco espaço ou o candidato compartilhe o quarto com outra pessoa, por exemplo, uma das saídas é recorrer a ambientes públicos. Salas de estudos nos cursinhos, bibliotecas municipais, livrarias, parques e cafeterias são algumas das opções disponíveis. No entanto, em casos assim, não é possível ter todo o material didático por perto, por isso, o ideal é administrar a rotina, definindo qual conteúdo será estudado a cada dia. Desta forma, esses ambientes públicos podem ser uma boa alternativa.


Detalhes
É recomendável a utilização de uma mesa ampla, capaz de organizar os materiais do dia com os de apoio. Uma cadeira confortável, que permite o estudante manter sua postura, e um quadro de avisos, para exposição de comunicados importantes, também são aconselháveis. Além disso, o candidato deve desligar o telefone, televisão e rádio. Isso irá otimizar o aprendizado e diminuir o tempo de realização das tarefas.

Deixe uma resposta