SAEC
O CPC prepara e cuida de você! Apoio psicológico do CPC.
Não se permita pensar que poucas vagas ou apenas uma não pode ser sua. Ninguém disse que é fácil, mas por que você não acredita que esta vaga é, justamente, a sua? O ser humano morre não quando seu coração deixa de pulsar, mas quando de alguma forma deixa de se sentir importante. Sinta-se importante e único. Não abandone seus desejos por achá-los improváveis. No meio da dificuldade reside a oportunidade. Júlia Cecconello - Psicóloga do CPC Concursos psicologia@cpcrs.com.br
Além de preparar o aluno com excelência para os mais difíceis e concorridos concursos do Brasil, O CPC inova oferecendo GRATUITAMENTE preparação e cuidado emocional aos seus alunos-concursandos.

SONO E SONHOS

Dormir é essencial em sua preparação para provas e concursos. É no sono que o que se aprende é convertido em memória. O problema é excesso de sono. A solução é dormir o suficiente: nem mais, nem menos. Muitas vezes, o sono é fruto da falta de exercícios físicos e da desorganização de horário. Se você, ao ir dormir, conseguir relaxar, desligar a TV e não ficar pensando nos problemas da vida, seu sono vai render mais e você vai reter mais informações. E como conseguir, simplesmente, “desligar-se” dos pensamentos e dormir, quando se tem muitas preocupações? Muitas vezes, ainda, quando o estudante consegue dormir, acaba sonhando com provas, estudos, aulas ou até tem pesadelos perdendo a inscrição ou o dia da prova? É bem sabido que quando não conseguimos dormir em razão de pensamentos repetidos, na maioria das vezes, é porque o corpo não consegue desligar-se da mente que continua trabalhando/estudando. Você consegue identificar o motivo de tal insônia? Se sim, fica mais fácil criar estratégias de driblar a falta de sono, como por exemplo:

  • Criar uma rotina para dormir (procurar dormir sempre no mesmo horário, estabelecer horas de sono – 7 a 8 horas);
  • Não tomar estimulantes, pelo menos 4 horas antes de dormir;
  • Entender que o sono é importante para a sua saúde e essencial para apropriação intelectual e consolidação de memórias. Não é perda de tempo;
  • Ler algum outro livro (sem relação com a matéria) pode ajudar a dormir. Para muitos, ler um livro é um excelente sonífero.

E os sonhos? Você costuma sonhar muito com estudos, aulas, provas, reprovações ou qualquer outro assunto que remeta aos concursos? Comumente, são sonhos bons ou ruins? Os sonhos são produções e comunicações da pessoa que sonha. Procure entender que o sonho é seu e que você o constrói por algum motivo. A pessoa que sonha sabe o significado do seu sonho, apenas não sabe que sabe, e isso porque algo o interrompe/inibe quando acorda e se recorda do sonho. É, também, uma boa via de comunicação. Quando acordamos logo pensamos para quem gostaríamos de contar o sonho e isso é um dado relevante de refletir. Você consegue identificar qual a função do seu sonho?

Júlia Cecconello – Psicóloga do CPC Concursos

 

ANSIEDADE

Se você tem dificuldade em controlar uma preocupação ou, simplesmente, em deixar de se preocupar com tudo, é bem provável que você esteja ansioso. Por exemplo, você quer estudar, mas fica tão preocupado com o resultado ou com a prova, que não consegue manter o planejamento dos estudos e nem ser aprovado. Na verdade, o que compromete o resultado é estar no futuro e não no presente. A ansiedade pode se manifestar com diferentes sintomas: cansaço fácil, suor excessivo, inquietação, dificuldade de concentração, sensação de estar “ligado” ou “no limite”, irritabilidade, tensão, perturbação do sono, além de tremores, dores musculares (devido à tensão excessiva), boca seca, aperto na garganta. A ansiedade está relacionada com o daqui a pouco (pode ser com algo em 5 minutos, como em 6 meses) sempre se preocupando com o vir a ser e não com o agora.

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 É estar interrompido no presente por antecipar o futuro. É como uma prisão, já que quando você está ansioso quer agir mas não consegue, sente-se preso. Por vezes, há uma causa concreta e facilmente identificada, mas em outras ocasiões, você pode sequer saber o motivo de não conseguir parar de se preocupar. Você quer ser aprovado no concurso desejado, mas fica pensando quando conseguirá, ou ainda duvida se irá conseguir. É um medo de não alcançar o resultado que deseja. Assim, sua atenção é desviada para o futuro e você deixa de fazer o que é preciso no presente. Conclusão: não consegue estudar, acaba se sentindo frustrado e inseguro. Não se interrompa. Permaneça no presente, permitindo sentir cada momento como se fosse único. Cuide de você acreditando que é capaz de atravessar momentos difíceis. Eu acredito que você é capaz. E você, acredita? Júlia Cecconello – Psicóloga CPC Concursos psicologia@cpcrs.com.br

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Veja abaixo alguns vídeos da psicóloga Júlia Cecconello: